Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Raízes Profundas

Ser gaúcho é muito mais do que ter nascido neste espaço abençoado do Brasil. É um sentimento, um estado de espírito que ultrapassa limites territoriais, pois tem raízes firmes nas suas tradições, em valores de liberdade, igualdade, humanidade. Onde quer que esteja tem no seu jeito de ser a marca deste chão. É um povo acostumado a diversidade e vive em harmonia com ela: trabalha no campo ou na cidade, convive e aprende com as diversas culturas que o formou, vive feliz mesmo nas mudanças de estações que faz com que tenha, num mesmo ano, várias maneiras de agir, comer, vestir. De homens fortes que valorizam a terra, o trabalho, os amigos, os animais e sua prenda (seu presente); de mulheres bonitas, inteligentes, fortes e delicadas que sabem desde o bordado até a administração de pequenas e grandes empresas.
Povo que ajuda no desenvolvimento de um país inteiro, que mesmo longe de seus pagos não esquece suas origens. Que sabe portar-se, conviver e trabalhar em qualquer lugar, mas que ao voltar, ao cruzar a fronteira, sente no ar do Rio Grande o fôlego de vida que o sustenta, na linguagem a inclusão, no chimarrão quente e gostoso o afago para a alma e que lhe aquece o coração.
Povo que canta em versos e trovas sua gente, sua natureza, sua opinião e força. Guerreiro que traz nas cicatrizes de batalhas sangrentas a sabedoria para lutar hoje com as armas da inteligência.
Como uma árvore frondosa, tem em sua histórica o exemplo e o sustento para seu presente, um caule forte e firme, que sustentará um futuro que está logo ali, com todas as evoluções que o gaúcho está pronto a inserir em sua vida sem jamais perder seu valor de povo que tem raízes profundas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog